.
Nos próximos dias, semanas, meses e anos, o Comitê estará ativo para receber demandas, discutir ideias, propor mudanças e, mais que isso, colocar-se à disposição da sociedade para, de forma conjunta, implantar alternativas para uma Santa Maria mais comprometida com o meio ambiente. A partir deste entendimento, o Comitê tem o slogan “Compromisso permanente com o futuro”.
Para dar a largada no começo deste trabalho, a partir das 9h30min desta sexta, a Rádio CDN e a TV Diário transmitem a palestra com Claudio Langone. O engenheiro químico e ambientalista veio de Brasília ao Coração do Rio Grande para falar sobre as experiências no país e mostrar como iniciativas como a do Comitê são fundamentais para mudar comportamentos e avançar em uma agenda ambiental mais forte e virtuosa.
Leia mais sobre o Comitê Pelo Meio Ambiente:
Conheça as propostas do ambientalista Claudio Langone para o desenvolvimento sustentável de Santa MariaIntegrantes reafirmam compromisso com o Comitê Pelo Meio AmbienteConceito da marca traz sustentabilidade, representação e autenticidade Comitê pelo Meio Ambiente é lançado nesta sexta-feira em Santa MariaConfira como foi o lançamento do Comitê Pelo Meio Ambiente
Adesão
Ao longo dos últimos dias, várias entidades e instituições foram convidadas a participar da solenidade de lançamento do comitê. O objetivo é apresentar a proposta e, também, buscar novas adesões para contribuir com a iniciativa. O grupo está aberto para que novos integrantes possam ingressar no projeto e trabalhar nas ações propostas.
O Comitê foi idealizado no final de junho deste ano, e fazem parte da construção deste projeto a diretora de Jornalismo do Diário, Fabiana Sparremberger; o procurador-geral do município, Guilherme Cortez; o vereador Ricardo Blattes, representante da Frente Parlamentar do Meio Ambiente do Legislativo municipal; o pró-reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch; a chefe de gabinete da Reitoria da UFN, Caroline Cechin; e a coordenadora de extensão tecnológica do IFFar, Ana Carla Gomes. Também integram o Comitê o engenheiro civil da Superintendência de Monitoramento e Fiscalização Saneamento do município, Ivan Nazaroff, e o editor de Meio Ambiente do Diário, Maurício Araujo.
Compromisso
Nesta semana, as edições impressa e online do Diário apresentaram quatro reportagens, trazendo à tona o primeiro eixo tratado: coleta de resíduos. O objetivo, em consonância com o comitê, é trazer a pauta ambiental às discussões da sociedade, pois é um assunto que atinge a todos os santa-marienses e, no dia 31 de agosto, vencem os contratos das empresas prestadoras do serviço de coletas conteinerizada e convencional no município. Desde já, o grupo Diário se mostra comprometido com o tema e reforça o compromisso de trazer diariamente, nas diferentes plataformas (TV Diário, Rádio CDN, jornal impresso e site), a proposta do Comitê.
Confira na edição de fim de semana mais detalhes de como vai operar o Comitê nas discussões, encaminhamento das ações e como participar.
Leia também:
Aterro sanitário enterra cerca de 15 mil toneladas de lixo urbano por mêsLicitação deve prever a troca dos 600 contêineres de lixo em Santa MariaEm 2021, MPT identificou 24 casos de trabalho infantil na coleta de lixo pelas ruas de Santa MariaDa coleta ao descarte, o drama sem fim do lixo urbano em Santa MariaPor que o Cadena não poderia ter uma ecobarreira para retirar o lixo, como existe em Porto Alegre?7,5 toneladas de lixo são retiradas dos bueiros por diaEm Santa Maria, saiba como dar o destino correto ao seu lixo
A estreia do projeto
Palestra com o ambientalista Claudio Langone
Quando: sexta-feira (29)Horário: das 9h30min ao meio-diaComo acompanhar: Rádio CDN (93.5 FM); TV Diário (canais 526 e 26 da Claro Net); Live do Facebook do Diário
Natural de Tupanciretã, Claudio Langone é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Entre 1989 e 1991 presidiu a União Nacional dos Estudantes (UNE). Foi secretário de Meio Ambiente de Porto Alegre, em 1996, e presidente da Fepam, em 1999, mesmo ano em que assumiu a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), sendo o primeiro secretário da pasta no Rio Grande do Sul
Entre suas atuações, o ambientalista foi presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), em 2001, e secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, entre 2003 e 2007. Além disso, esteve à frente da coordenação das agendas de sustentabilidade da Copa 2014 e das Olimpíadas do Rio, em 2016
Atualmente, Langone é diretor da Paradigma Soluções em Gestão Ambiental, com sede em Brasília, e trabalha como consultor estratégico em sustentabilidade no setor privado
Eixos de trabalho sugeridos pelo Comitê
Coleta seletiva de resíduosLogística reversaProteção de APPsEducação AmbientalPreservação de corpos hídricosMudanças climáticasSustentabilidadeArborizaçãoSubstituição do plásticoViveiro municipalEsgotoEnergia SolarPiso permeável
“Não precisamos inventar coisas novas, e, sim, potencializar uma agenda mais virtuosa”, diz Langone
Conscientizar a comunidade da importância da pauta ambiental e mostrar que, com a união de esforços, é possível mudar culturas e comportamentos serão alguns dos assuntos abordados, nesta sexta-feira, pelo engenheiro químico e ambientalista Claudio Langone. Segundo ele, iniciativas como a do Comitê dão certo desde que haja uma agenda ambiental local forte e comprometida com a proposta. Mesmo que o assunto não seja exclusividade de Santa Maria, o ambientalista ressalta que é preciso tratar do tema como um todo, discutindo mudanças climáticas e por políticas públicas eficazes.
– Tivemos certos retrocessos na área ambiental, e o Brasil ficou fora da agenda global. Isso reflete diretamente nos Estados e municípios – destaca.
Conhecimento
Reconhecida nacionalmente, Santa Maria é um polo de conhecimento por conta das universidades aqui localizadas e por toda pesquisa e projetos desenvolvidos. Todo esse trabalho, afirma Langone, pode e deve ser aproveitado para potencializar a agenda municipal voltada ao Meio Ambiente. Segundo ele, a cidade, por ser referência na Região Central, tem capacidade de se tornar modelo neste assunto e, consequentemente, envolver os municípios vizinhos para as práticas sustentáveis.
– Santa Maria tem capacidade e referência de capitanear um polo regional. Como um todo, é preciso avançar nas políticas públicas, fazer um manejo adequado dos resíduos, o que gera emprego e renda à população.
Região
Conforme o ambientalista, a região já conta com grandes iniciativas, como nas áreas paleontológicas e de ecoturismo na Quarta Colônia, e uma Economia Solidária forte em Santa Maria. Essas, segundo ele, são agendas que estão ligadas diretamente com o Meio Ambiente e podem ser trabalhadas de forma conjunta:
– Não precisamos inventar coisas novas, e, sim, potencializar uma agenda mais virtuosa para fortalecer Santa Maria em influência regional – finalizou Langone.
Conheça a equipe de reportagem
Maurício Araujo
Editor de Meio Ambiente
mauricio.araujo@diariosm.com.br
Pâmela Rubin Matge
Repórter especial
pamela.matge@diariosm.com.br
Eduarda Costa
Repórter
eduarda.costa@diariosm.com.br
Telefone: (55) 3213-7122Entre em contato pelo e-mail para sugestões de pautas e demais demandas relacionadas ao meio ambiente
Leia todas as notícas